quarta-feira, 31 de março de 2010

FASE DE 3 ANOS:

Nesta idade as crianças são muitos serelepes(risos), eles adoram atividades que movimentem o corpo, portanto atividades de TPR (total physical response) são ideais para internalizar o conhecimento da língua inglesa, entre elas:

  • Simon says (o mestre mandou) pode-se ensinar frases relacionadas ao cotidianos das crianças como escovar os dentes, ir para camar, assistir televisão, tomar banho, lavar as mãos, enfim vároas atividades que fazem parte da rotina de qualquer criança ou pelo menos deveria;
  • brincadeiras de roda: If I were a little fish, Doggy, Doggy Where´s your bone?, This is my ball;
  • trabalhar músicas que há uma correspondência em português como exemplo: Itsy, Bitsy Spider, I love you(Barney) Rickory, Dickory Dock entre outras.
  • jogos manipulativos também são ótimos como exemplo jogo da memória.
  • nesta fase é interessante trabalhar animais, principalmente os da fazenda, domésticos, jardim;
  • partes da casa e seus respectivos pertences é um tema que é possivel ser bastante explorado
  • frutas;
  • frases como: May I go to the bathroom? May I go to drink water? May I wash my hands?, please?
Alguns atividades interessantes para se trabalahr com cada fase:

2 anos:

  • músicas que incentivem os cumpriemtos como hi! Hello! good morning, good afternoon! Bye-Bye, see you later alligator, after while crocodile.. Faça com que as crianças percebam que entrar você sempre as cumprimenta com hello e? ou good morning e ao sair você diz goodbye e/ou see you later. É importante criar uma rotina com algumas músicas para que aprendam e principalemte associem;
  • músicas que incentivem a contar de 1 a 5 em um primeiro momento e de 5 a 10 em um segundo momento. Tudo depende do grupo que o professor possui e somente ele é capaz de analisar quando é necesário introduzir novos conteúdos e desafios para suas crianças;
  • brincadeiras: como up and down eles aman... e Simon says(é igual bincar de seu mestre mandou; eles aman também);
  • essa fase é ótima também para ensinar cores, principalmente as "faceis de serem pronunciadas" como o BLUE, PINK, PURPLE, BLACK, pois as letras p e b nesta fase já devem estar sendo bem articuladas na língua materna;
  • nesta fase é bastante válido, também, ensinar frases para quando eles pedirem para ir ao banheiro e tomar água; pode-se criar músicas para este momento e toda vez que uma criança pedir para tomar água ou ir ao banheiro todos cantarão esta música e assim o grupo vai associando que aquela música é para tomar água e aquela outra música  para ir ao banheiro.